sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A abolição da escravatura no Brasil

Plano de aula de história

Conteúdo: A abolição da escravatura no Brasil

Série: 5º ano

Objetivos: Identificar as causas da escravidão; conhecer os passos ocorridos da escravidão até chegar à abolição; comparar os trabalhos dos escravos com os trabalhos compulsórios atuais.

Duração: 02 horas

Procedimentos:

No primeiro momento o (a) professor (a) escreve no quadro duas palavras: abolição/ escravidão e pede para que os alunos façam a definição das palavras, o professor escreve algumas respostas no quadro e faz a correção da definição das palavras com a ajuda do dicionário. Em seguida será feita a pergunta aos alunos. Se eles já ouviram falar sobre a abolição da escravatura e se conhecem ou conheceram alguém que viveu naquela época.

No segundo momento após escutar as respostas dos alunos, seria mostrada algumas gravuras e a explicação do assunto, nesse momento o professor diria que a escravidão no Brasil teve início a partir da colonização, quando alguns grupos indígenas foram escravizados pelos colonizadores que aqui chegaram; que os  escravos eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para as Américas em grandes navios negreiros, em condições miseráveis e desumanas; muitos morriam durante a viagem, vítimas de doenças, maus tratos e fome; a mão-de-obra fornecida pelos escravos era fundamental nas plantações de cana-de-açúcar e algodão e assim o escravo era visto como uma mercadoria que podia ser vendida, alugada, doada e leiloada; o escravo também era visto na sociedade colonial como símbolo de poder e prestígio; quanto maior o número de escravos, maior a importância social de quem os possuía;  o trabalho escravo foi predominante na sociedade brasileira e o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, quando, no dia 13 de maio de 1888, foi assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel. Essa medida beneficiou uma grande quantidade de escravos que ainda existia no país. Por outro lado, essa mesma medida incomodou os vários proprietários de terra que ainda dependiam da exploração do trabalho escravo para produzirem gêneros agrícolas em suas propriedades. É necessário também que o professor enfatize que a escravidão não acabou no Brasil do dia para a noite e faça uma reflexão de modo que compare a escravidão com os trabalhos compulsórios que ainda existe no Brasil.
No terceiro momento mostraria um vídeo com duração de 18 minutos e 57 segundos sobre a abolição da escravatura.
No quarto momento a sala será dividida em pequenos grupos para que os alunos descrevessem em uma cartolina os motivos da escravidão, como os escravos eram tratados, quais as leis que foram vivenciadas até chegar à abolição.
No quinto momento cada grupo apresentará quais os aspectos mais importantes que acharam no vídeo, com o que foi escrito na cartolina e qual a semelhança do vídeo com a explicação dada pelo professor.
Avaliação: Participação dos alunos e o modo como foi elaboradas a produção e apresentação dos trabalhos.
Recursos utilizados: quadro escolar, gravuras sobre a abolição da escravatura, vídeo sobre o mesmo e cartolina.
Fonte do Vídeo: Canal TV Escola
Editado por André Bispo através do Editor de Vídeos YouTube.

                                                               Gravuras utilizadas
                                           Escravo sendo castigado por não cumprir tarefa.

                                                                Vídeo utilizado

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