domingo, 30 de outubro de 2011

Renovação de atividade de avaliação

Metodologia utilizada: Educação Patrimonial
Turma: 2º ano
Duração: Três aulas
Objetivos:
Levantar hipótese sobre o bairro;
Realizar pesquisa sobre o bairro utilizando outras fontes (moradores, fotografias, internet) ;
Identificar objetos culturais existentes do bairro;
Pontuar mudanças ocorridas do bairro;
Conhecer a história do bairro.

Conteúdos a serem trabalhados:
História do bairro; Tempo histórico (passado e presente); objeto cultural.


Procedimentos das aulas:
No primeiro momento:
Será feita uma roda de conversa para sondar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o seu bairro. Ainda neste momento os alunos serão questionados a perguntas tais como: Em que bairro você mora? Há quanto tempo? Você conhece a história do seu bairro? Você conhece a pessoa mais antiga do seu bairro? Você já viu alguma fotografia de como ele era antes? Seu bairro teve alguma mudança marcante? Qual? No seu bairro tem alguma estátua ou outro objeto que tem uma importância significativa?  Qual? Por que esse objeto é importante? Nesse momento será discutido sobre o que são objetos culturais. Após as discussões será solicitado que os alunos façam um pequeno texto descrevendo o seu bairro e pontuando os objetos culturais do seu barro e seus valores.

Segundo momento:
A sala será dividida em grupos, de forma que os alunos formem grupos por bairros. Os alunos serão motivados a realizar uma pesquisa com alguns moradores do bairro, inclusive seus responsáveis, nesta pesquisa os alunos serão questionados a buscar informações de como seu bairro era antes e como ele está hoje, quais as mudanças mais marcantes que ocorreu no seu bairro até nos dias de hoje. Se existe algum objeto cultural no seu bairro, qual? E por quê? Os alunos também poderão utilizar a internet como fonte para a pesquisa. Os alunos registrarão todas as questões no caderno e terão que lavar fotografias eferentes as informações obtidas.
Terceiro momento:
Os alunos serão organizados nos seus grupos para elaboração de um cartaz mostrando a história do seu bairro. No cartaz terá que ter as seguintes informações: como o bairro era antes e como ele é hoje, as mudanças ocorridas do bairro, os objetos culturais mais importantes do bairro e uma reflexão do grupo descrevendo o que eles mudariam no bairro e por quê? Depois cada grupo escolherá um integrante para apresentar para os outros colegas o seu trabalho.

Avaliação:
O processo de avaliação ocorrerá de acordo com a participação dos alunos nas atividades dos textos individuais e coletivas elaborados na sala de aula, no caderno de registro elaborado fora da sala de aula e na organização e apresentação  da atividade final.
                                                                                                                                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário