sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Atividade de avaliação

Relatório da vivencia do plano de aula

CONHECENDO A HISTÓRIA DO BAIRRO


Introdução

Este trabalho foi elaborado na disciplina de Metodologia do Ensino de história II, como proposta de atividade para elaboração e aplicação de um plano de aula em uma unidade escolar com o objetivo de analisar a experiência do estudo sobre a história do bairro com alunos do 2º do ensino fundamental I. O presente estudo teve o objetivo de conhecer a história do bairro dos alunos pontuando as mudanças ocorridas e os objetos culturais na sociedade em que estão inseridos. Para isso foi aplicado uma sequência didática que levasse o aluno a um processo de construção do conhecimento ao que se refere aos conceitos históricos com relação a historia do seu bairro e aos objetos culturais existentes no local. Pois sabendo que com o surgimento de novas linguagens no ensino de história, ensinar essa disciplina não é só fazer com que os alunos decorem as datas e nomes dos heróis marcantes do passado, pois hoje essa disciplina tem o objetivo de resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Diante disso o papel do ensino de história, especialmente no Ensino Fundamental, tem a preocupação de mostrar que o ensino é um processo global, no sentido de possibilitar a formação do homem, ou seja, mostrar aos alunos que o homem é transformador e construtor de sua própria história.

Material e métodos
O plano de aula foi iniciado a partir de uma sequência didática utilizando uma metodologia voltada para a educação patrimonial, afim de levar o educando ao conhecimento de como surgiu o seu bairro, seu país, sua cultura e outros pontos relacionados aos patrimônios culturais do seu bairro e assim mostrando as diferentes formas de como os homens concebem a vida e as transformam em diversos momentos históricos. De acordo com [1]Horta a metodologia proposta para as atividades de educação patrimonial se estrutura em cinco etapas, caracterizadas por diferentes recursos pedagógicos, visando objetivos definidos para cada uma dessas etapas que são: observação, registro, exploração e apropriação. O presente plano de aula foi desenvolvido em uma escola municipal localizada no bairro de Dois Irmãos, envolvendo os alunos do 2º ano do ensino fundamental I. Todos os passos percorridos do trabalho foram pensados de acordo com a realidade dos educando pois é através da compreensão da realidade de cada aluno que eles irão perceber as rupturas e permanências, e principalmente eles irão se reconhecerem como sujeitos históricos e ativos no processo de aprendizagem e que podem transformarem seus bairros e consequêntimente suas realidades. O cronograma de atividades foi desenvolvido no mês de novembro do ano corrente e composta de três dias seguidos onde na primeira aula foi utilizado como recurso pedagógico fantoche com a finalidade de prender a atenção dos alunos.
 1° dia: Através de roda de conversa entre fantoches e alunos, foram trabalhados os conhecimentos prévios e os objetos culturais com sua definição para que os alunos fossem capazes de conhecer e identificar esses bens culturais de seu bairro ;
 2° dia: A partir de uma pesquisa, introduzida no 1º dia para incentivar os alunos a buscarem outras fontes de informações e estimulá-los a registrar as novas informações. Foi feito o levantamento dos dados e organizado uma tabela;
3° dia: Os alunos fizeram elaborações de cartazes e realizaram apresentações orais mostrando informações sobre seu bairro.
Dentro dessas temáticas foram abordados os seguintes conteúdos: História do bairro; Tempo histórico (passado e presente); objeto cultural.

Resultados e discussão
     Os resultados dessa atividade foram bastante positivos, houve a participação integral dos alunos ao longo da execução das mesmas.Visto que, os alunos executaram as atividades proposta com bastante empenho e interação entre eles. Dessa forma o trabalho teve um direcionamento voltado para o âmbito da contextualização que nos permite visualizar o quanto à aprendizagem é significativa, o que segundo [2]Miras (2001; p.61) “uma aprendizagem é tanto mais significativa quanto mais relações com o sentido o aluno for capaz de estabelecer entre o que já conhece, seus conhecimentos prévios e o novo conteúdo que lhe é apresentado como objeto de aprendizagem”. Dessa forma o objetivo foi alcançado visto que os alunos em suas ações e falas na sala de aula demonstraram aquisição as temáticas abordadas e sua participação enquanto sujeito no processo de ensino aprendizagem. Notou-se também que os alunos se apropriaram com bastante consciência dos conhecimentos propostos referentes ao seu bairro e aos objetos culturais. Conforme [3]Horta, Grunberg e Monteiro (1999, p. 6), O conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens culturais, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.  A metodologia escolhida (Educação Patrimonial) despertou nos alunos uma leitura de seu bairro e uma valorização dos bens culturais existentes.
 Referências
[1]“Educação Patrimonial” Maria de Lourdes Perreiras Horta. In: MUSAE Textos, Disk 1, Rio de Janeiro, 1997 (edição em disquete). 
[2]MIRAS, M. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, C. et al. (Org.) O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 



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